O que é pintura matérica? – Confira a definição e quais materiais são utilizados

A pintura matérica é um estilo artístico que utiliza materiais estruturados – como areia, gesso ou outros materiais – para criar uma superfície texturizada com efeitos materiais muito interessantes.

As paredes feitas com tinta matérica nunca são lisas, mas ásperas e texturizadas tanto ao tato quanto aos olhos.

Neste artigo, vamos tentar aprofundar os diferentes meios, ferramentas e técnicas com que é possível criar uma parede decorada com tinta matérica, analisando também como poderá utilizá-la na decoração da sua casa. Leia conosco e entenda mais sobre a pintura matérica, vamos lá!

O que é pintura matérica?

Afinal, o que é pintura matérica? A pintura matérica é um estilo pictórico que utiliza a tinta como material decorativo.

Inicialmente utilizada por grandes artistas do século XX para a criação de telas com aspecto texturizado, ao longo das décadas a técnica surgiu também para decoração de paredes, com grandes superfícies de materiais feitos com as mais diversas técnicas e os materiais mais imaginativos.

Para que seja definido como “matérica”, a superfície da parede pode ser criada com uma espátula ou com um pincel, ou com as próprias mãos se a renderização do material utilizado o permitir.

O material é aplicado diretamente na parede, usando uma variedade de técnicas, como arrastar ou espalhar. Uma vez seca, a superfície parecerá texturizada devido às áreas elevadas que resistiram à absorção. Esta técnica pode ser usada para criar belas imagens, sejam essas abstratas ou representativas.

Quais materiais podem ser usados para pintura matérica?

Para a realização de uma parede decorada com pintura matérica, podem ser utilizados diferentes materiais. O importante é que seja algo capaz de criar uma textura e que – através de primer ou tinta – consiga aderir permanentemente à superfície.

Por exemplo, você pode usar areia, farinha, lascas de metal, glitter ou até mesmo elementos naturais como flores e folhas secas. Para criar um bom efeito de material, no entanto, não é necessário usar materiais: você também pode usar as cores sozinhas – melhor se densas e suaves – para criar texturas interessantes.

Vamos tentar analisar melhor alguns materiais que costumam ser usados para criar uma superfície decorada com pintura matérica. Leia:

1. Gesso

O gesso é uma das principais ferramentas da pintura matérica. Usado principalmente para esconder imperfeições da superfície – como a massa corrida faz – é na verdade um material perfeito para criar efeitos interessantes na superfície pintada.

Tudo o que você precisa fazer é criar um plano de fundo texturizado com gesso, aplicando primeiro uma fina camada de massa e depois arrastando com as ferramentas (pincel, espátula ou mãos) para criar linhas ou padrões. Você pode então decidir deixá-lo branco ou pintá-lo com uma camada de cor.

2. Areia

A areia também é um material perfeito para criar texturas originais. Para fazer isso, é aconselhável usar uma pequena quantidade de areia sintética.

Antes de tudo, é necessário misturar os componentes: a areia é um material “seco”, para fazer o material da superfície pintada é necessário um componente “adesivo”. Nesta função, pode-se usar tinta de superfície normal.

Em seguida, despeje a tinta da cor desejada em um prato. Adicione a areia à tinta começando com uma quantidade muito pequena e adicionando o restante aos poucos sem que fique muito seco.

Misture bem para fazer todas as manchas coloridas. É aconselhável usar pequenas doses de cada vez, pois a areia seca imediatamente e existe o perigo de não aderir se o processo demorar muito.

Use a espátula ou pincel para aplicar pequenas quantidades de composto de cada vez, criando texturas e padrões seguindo seu próprio talento artístico.

Se quisermos aumentar o efeito arenoso em algumas partes, adicione alguns grãos de areia diretamente na parede ainda molhada e passe o pincel sobre ela para fixar o material. Uma vez feito o trabalho, é recomendável deixá-lo secar por pelo menos 24 horas.

3. Pasta para modelagem

Finalmente, há uma verdadeira “pasta” projetada especialmente para pintura matérica. É uma espécie de pasta densa, mas facilmente trabalhável, que pode ser espalhada na parede de forma texturizada tanto com as mãos quanto com o uso de uma espátula.

A pasta para modelagem de tinta matérica é o melhor material para adicionar textura às paredes da sua casa. Com este material é de fato possível obter muitos resultados e efeitos surpreendentes, pois – no mercado – você pode encontrar facilmente todas as cores que deseja, incluindo as metálicas como cobre ou ouro!

A beleza deste material é sua versatilidade: também pode ser usado para criar colagens reais, aplicando várias camadas de pasta de cores diferentes umas sobre as outras.

Este foi o nosso guia onde buscamos explicar sobre as propriedades, características e outras informações interessantes sobre a pintura matérica. Caso ainda tenha dúvidas, comente abaixo que vamos responder. Até a próxima!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *