Aluguel de andaimes: o que você deve fazer antes de contratar esse serviço

Quer saber o que fazer antes de efetuar a contratação do serviço de aluguel de andaimes? O empréstimo desse tipo de equipamento é um dos serviços mais utilizados dentro dos setores de manutenção predial e de construção civil. Ele também pode contribuir de forma significativa com o andamento dos trabalhos e com a produtividade de um modo geral.

Nesse sentido, antes de alugar andaimes, veja algumas dicas essenciais que podem ajudá-lo a contratar a melhor empresa para esse tipo de serviço. Afinal de contas, a locação de ferramentas deve ser um fator positivo para o seu empreendimento, e não o contrário. Lembrando que também é possível locar equipamentos e maquinários para indústrias, construção civil e empresas em geral. 

1. Faça pesquisas de comparação de preços

Uma prática fundamental antes de efetuar o aluguel de andaimes é a pesquisa de preços, avaliando qual é a melhor alternativa. Nessa balança, não deixe de considerar elementos que agregam para o custo-benefício. Alguns exemplos são a localização da empresa e a qualidade dos serviços e dos produtos que fazem parte do catálogo.  

Veja quais das empresas têm melhores condições de negociação e se existem benefícios que podem pesar favoravelmente, como descontos concedidos a um certo número de compras realizadas e outros benefícios.                                                                                                        

2. Veja as condições dos equipamentos da empresa

Outra ação importante antes de efetuar o aluguel de andaimes é realizar uma visita presencial a uma das unidades da empresa que está oferecendo o serviço. Essa visita terá como objetivo constatar as condições de uso das máquinas e equipamentos disponibilizados para os clientes. Também veja com a locadora a prática de inspeções periódicas nos equipamentos, o que garante que eles estejam em condições seguras de uso.

Isso é fundamental também para verificar se os andaimes alugados vão atender às expectativas no que se refere ao desempenho do produto. Isso lhe trará a confiança de que os equipamentos vão conseguir suportar o peso dos trabalhadores durante as atividades.    

3. Faça um cálculo de produtividade do serviço de aluguel de andaimes

O cálculo de produtividade é uma avaliação que considera quais os benefícios reais que os equipamentos alugados proporcionam para o seu empreendimento. Ele é realizado a partir de um método baseado nas necessidades reais de sua obra e nos serviços da sua equipe desenvolve, 

Ao fazer o aluguel de um determinado tipo de andaime mais caro e com uma estrutura mais complexa, por exemplo, você pode economizar, dispensando que uma quantidade maior de equipamentos de menor qualidade e custo seja utilizada.                                                                          

4. Realize o treinamento dos funcionários para a operação correta do equipamento

O treinamento dos trabalhadores que vão operar em andaimes deve ser realizado de forma frequente. Isso é fundamental para garantir que eles estejam atentos às principais normas que regem o trabalho em altura. Assim, toda a equipe estará atenta às práticas que devem ser adotadas para manter a segurança. Nesse sentido, a principal lei que rege o trabalho em altura é a Norma Regulamentadora 35. Ela apresenta as responsabilidades e ações preventivas que podem ser realizadas para assegurar a eficácia dos equipamentos.

5. Faça um controle rígido dos equipamentos locados

Faça um registro de todos os andaimes e demais equipamentos alugados, da forma e período em que estão sendo utilizados. Anote também as inspeções de segurança e problemas que foram identificados. Isso é mais um elemento que ajuda a garantir a produtividade e segurança dos itens que foram alugados.

Nesse sentido, organize o controle de um modo efetivo e prático, em forma de tabela, por exemplo. Desta forma, você estará garantindo a plena segurança, economia e desempenho para a sua obra ou serviço como um todo.      

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *