Remédios diuréticos: o que são, como agem e 6 opções caseiras

Os remédios diuréticos têm como finalidade acabar com a retenção de líquido e equilibrar o nível de sódio no organismo, promovendo a eliminação desse mineral em excesso por meio da urina.

Existem os remédios diuréticos caseiros e, também, aqueles desenvolvidos pela indústria farmacêutica. Estes últimos tendem a ser mais eficazes na função de estimular a diurese e reduzir a concentração de sódio, sendo prescritos por médicos para tratar hipertensão, insuficiência cardíaca e renal, diferentes edemas etc.

Quer entender mais sobre o que é remédio diurético, como ele age no organismo e se esse tipo de medicamento ajuda mesmo a emagrecer? Então, continue a leitura que a gente te explica tudo isso nas próximas linhas e, ainda, mostramos 6 opções de diurético caseiro para você desinchar.

O que é remédio diurético?

Um remédio diurético é aquele composto por substâncias que estimulam a diurese – ou seja, eles aumentam a quantidade de urina que o organismo produz na intenção de eliminar o excesso de sódio.

Esse tipo de medicamento age com foco em aumentar a excreção de sódio, mineral que, quando em níveis elevados no corpo, pode causar aumento da pressão arterial e retenção de líquido.

No entanto, o organismo é incapaz de eliminar esse sal isoladamente. Para isso, é necessário diluir o sódio em água. Sendo assim, os diuréticos fazem os rins trabalharem para aumentar o volume de água a ser expelida, a qual será utilizada para diluir o sal e eliminá-lo pelo xixi.

Como tomar diuréticos?

Na maioria dos casos, é recomendado tomar diuréticos para tratar a hipertensão e os inchaços provocados pela retenção de líquido. Ambos os casos podem ter como causas o acúmulo de sódio na corrente sanguínea. Logo, o diurético ajudará a controlar a quantidade desse mineral no corpo.

O medicamento mais comum para estimular a diurese é a furosemida, encontrada comercialmente como Lasix®. Ela pertence à classe dos diuréticos de alça e ajuda a tratar diferentes doenças relacionadas à retenção de sódio e líquidos.

Os médicos costumam recomendar o uso de dois comprimidos de furosemida por dia, com intervalo de, pelo menos, 6 horas entre cada dose.

O vídeo abaixo explica como os diuréticos são classificados:

Tipos de Diuréticos e seus Mecanismos de Ação │ Farmacologia

Se você quer saber como tomar diuréticos, o ideal é consultar um médico especialista para que ele possa avaliar o quadro clínico e determinar se há necessidade de fazer uso desse tipo de medicamento. Além disso, é o médico quem vai definir a quantidade e a duração adequada do tratamento.

Consultar um especialista antes de tomar qualquer diurético é indispensável porque medicamentos desse tipo podem causar um desequilíbrio nos níveis de minerais que são importantes para o funcionamento do organismo.

O uso irrestrito de diuréticos tende a levar o paciente a quadros de desidratação e arritmia cardíaca, além do surgimento de sintomas como cansaço, náuseas e fraqueza.

Remédios diuréticos para emagrecer: vale a pena tomar?

Na intenção de perder peso e medidas, muitas pessoas recorrem aos remédios diuréticos para emagrecer. No entanto, esses medicamentos não possuem relação nenhuma com a perda de gordura.

Na verdade, o que os diuréticos fazem é acabar com a retenção de líquido causada pelo acúmulo de sódio na corrente sanguínea. Quando esse inchaço passa, a pessoa tem a ilusão de que emagreceu, quando, de fato, eliminou apenas líquido e não necessariamente gordura.

Conforme pontuamos no tópico anterior, o uso indiscriminado de diuréticos pode causar a desidratação e o desequilíbrio de minerais valiosos para a saúde.

Se o foco é emagrecer, talvez seja melhor ajustar sua dieta e praticar atividades físicas regularmente. Para esse objetivo, é indispensável que você consulte um nutrólogo ou nutricionista e um profissional de educação física para montar, respectivamente, uma dieta e um treino personalizado.

Remédios diuréticos caseiros: 6 opções para acabar com a retenção de líquido

Além dos fármacos com ação diurética, existem os remédios diuréticos caseiros. Tratam-se plantas medicinais com propriedades que auxiliam a liberar a retenção de líquido e que são boas alternativas para quem quer dar uma desinchada e perder medidas.

1 – Cavalinha

A cavalinha é uma das principais ervas utilizadas no combate à retenção de líquido. Já faz alguns milhares de anos que essa planta é utilizada para fins medicinais.

Para aproveitar seu efeito diurético, a cavalinha pode ser consumida por meio de chá ou em cápsulas.

2 – Dente de leão

Um dos fatores que fazem o dente-de-leão ser uma erva com poder diurético é sua considerável concentração de potássio. Assim como a cavalinha, você pode preparar o chá de dente-de-leão.

3 – Chá verde

Por apresentar um teor elevado de cafeína, o chá verde também é considerado um poderoso remédio diurético caseiro. No entanto, o organismo tende a desenvolver tolerância às substâncias diuréticas do chá verde, fazendo com que perca esse efeito a longo prazo.

4 – Hibisco

As folhas de hibisco são bem versáteis e podem ser usadas no preparo de chás, sucos, saladas e outras receitas.

Rico em antocianinas, flavonoides e ácido clorogênico, o hibisco contribui para a regulação da aldosterona, que é um dos hormônios responsáveis por controlar a produção de urina.

5 – Chá de funcho

Outra alternativa de chá que você pode preparar para diminuir a retenção de líquido é o de funcho. Devido à sua ação diurética, essa planta é muito utilizada no tratamento de doenças renais e de hipertensão.

Veja mais:

CHÁ DE FUNCHO, os benefícios para a sua digestão | Dr Juliano Teles

6 – Salsa

Comumente utilizada como tempero, a salsa também serve para preparar chá diurético. Esse remédio caseiro reduz a retenção de água, fazendo você ir ao banheiro mais vezes para fazer xixi.

É importante ressaltar que esses remédios diuréticos caseiros não devem substituir os medicamentos de ação diurética prescritos pelo médico no tratamento de doenças relacionadas ao acúmulo de sódio no organismo.

Da mesma forma, é necessário ter cautela no uso desses remédios naturais, pois o excesso deles pode levar à desidratação, perda de minerais importantes e até mesmo problemas cardíacos.

Este artigo foi escrito por Memed, um ecossistema da saúde que conecta pacientes e médicos para aumentar a adesão ao tratamento, além de possibilitar a economia na compra de medicamentos e itens para cuidados pessoais.

Conheça a Memed+, nossa plataforma de compras de medicamentos! Receba seus produtos em casa com os melhores preços e a segurança das maiores redes de farmácia do Brasil.

Fique por dentro das novidades e confira nossas promoções!