Quishing no Ambiente Corporativo: Riscos e Soluções

Você já ouviu falar sobre o Quishing? Se você utiliza QR Codes no seu celular, então, é importante saber como se proteger contra essa prática, ou, também chamado de phishing de QR Code. 

A seguir vamos aprender mais sobre esse tipo de ataque, altamente usado para roubar informações sigilosas e promover ataques ransomware. Isso é importante pois o uso de QR Codes cresceu com o uso de telefones móveis pela sociedade. 

O que é Quishing?

É importante compreender o que é e como se proteger contra o Quishing, pois esse é um tipo de ataque avançado de Phishing, em outras palavras, links maliciosos são inseridos em um QR code e enviado por e-mail. Usuários fazem a leitura desse QR Code acreditando ser confiável, e tem suas credenciais roubadas.

O uso de QR Codes vem aumentando a cada ano, devido à facilidade de acesso a informações, pagamentos por aproximação, entre outras atividades realizadas online. Isso chama a atenção de invasores, que procuram novos meios de ataques.

Como funciona?

Como dito anteriormente, o Quishing é um tipo de ataque Phishing. Por sua vez, o Phishing é um ataque de engenharia social realizado via e-mail. O hacker envia um link falso para o usuário, se passando por uma empresa confiável, e assim consegue direcionar o usuário para um site falso e roubar seus dados.

O Quishing funciona por meio do envio de códigos QR, onde o usuário realiza a leitura, é direcionado para um site ou ambiente falso, e insere seus dados ou realiza pagamentos para terceiros. 

Qual o impacto do Quishing no ambiente corporativo?

Em se tratando de ambiente corporativo, esse tipo de ataque se torna ainda mais impactante. Hoje em dia, os e-mails se tornaram uma das principais formas de comunicação dentro das empresas. 

Com isso, cibercriminosos ficam atentos às brechas para realizar ataques nos ambientes corporativos. Nesse sentido, é importante que a empresa tenha um controle sobre spams recebidos e que conscientize funcionários sobre links suspeitos. 

Links ou e-mails falsos podem ocasionar a perda, ou vazamento de informações. Da mesma forma que os e-mails são eficientes na comunicação corporativa, eles servem também como porta de entrada para ataques maliciosos.

Como se proteger do Quishing?

Para se proteger contra o Quishing, é preciso adotar medidas de segurança. Tais medidas incluem treinar os funcionários para reconhecerem links suspeitos, verificar a fonte do e-mail antes de ler um QR Code, manter softwares de segurança sempre atualizados.

Além disso, é importante ter uma própria aplicação de leitura de QRs Codes, evitando aplicações desconhecidas, de terceiros. E por fim, fazer uso de Wifi segura, evitando redes públicas não confiáveis. 

Como solucionar o problema de Quishing?

O Phishing do QR Code ou Quishing, pode instalar um software malicioso no dispositivo móvel do usuário, tão logo ele faça a leitura do código. Esse software pode acessar a localização, contatos e dados do celular.

Uma vez que uma empresa ou usuário tenha sofrido um ataque, com roubo e vazamento de informações, é difícil solucionar, mas algumas medidas podem minimizar o impacto, como, restaurar backup de segurança, alterar senhas e atualizar softwares de segurança.

Para mitigar os ataques de Quishing, é muito importante analisar a fonte do QR Code antes de fazer sua leitura, somente com essa análise, o usuário pode constatar se vem de fonte segura ou não.

A Rainforest Technologies acredita em soluções que garantem a segurança corporativa. Por isso, a Rainforest Technologies traz respostas para riscos e oferece ajuda para reduzir riscos cibernéticos. 

Para saber se proteger contra o Quishing acesse o site da Rainforest Technologies e saiba mais sobre o assunto. Visite o site oficial e conheça um mundo de segurança para sua empresa.