Quando fazer a troca de fluido de freio? Saiba o momento ideal

O momento ideal para fazer troca de fluido de freio varia conforme o tipo do veículo, as condições de condução e a recomendação do fabricante. Nesse texto abordaremos algumas maneiras de identificar o momento exato de realizar a troca, como é realizada e qual sua serventia, acompanhe!

Para que serve fluído de freio?

O fluido de freio é um item muito importante do sistema de freios de um veículo. Sua principal função é passar a pressão do pedal para ambas as rodas, permitindo que o veículo pare de maneira eficiente. Ele atua como um meio de transferência de força hidráulica, convertendo a energia mecânica aplicada no pedal em força de frenagem nas rodas. 

Além de transmitir a pressão, o fluido de freio também desempenha outras funções cruciais. Ele atua como um agente lubrificante para as peças móveis do sistema de freios, reduzindo o desgaste e o atrito entre elas. 

Além disso, o fluido de freio possui propriedade de resistência ao calor, permitindo que o sistema funcione eficientemente mesmo em altas temperaturas geradas durante a frenagem.

Quando fazer troca de fluido de freio?

A troca de fluido de freio deve ser realizada em intervalos regulares para manter a segurança e o desempenho do sistema de freio. Embora o momento exato varie dependendo do veículo e das condições de condução, geralmente é recomendado fazer a troca a cada dois anos ou a cada 40.000 a 50.000 quilômetros rodados, o que ocorrer primeiro. 

No entanto, é importante consultar as especificações do fabricante do veículo para determinar o intervalo correto. Além disso, se houver sinais de deterioração, como um pedal esponjoso, vazamento, ou se o fluido estiver contaminado, é recomendado efetuar a troca imediatamente. 

Independente do intervalo de tempo, fazer a troca regularmente ajuda a remover a umidade, prevenir a corrosão e manter o fluido de freio em boas condições. Aproveite o momento da substituição de fluido para revisar e fazer troca de pastilha e disco, garantindo assim um sistema de frenagem eficiente e confiável.

Como fazer a troca de fluido de freio?

Fazer troca de fluido de freio é um procedimento importante para manter a eficiência e a segurança dos freios de um veículo. Embora seja recomendado deixar esse trabalho para um profissional qualificado, aqui está um breve resumo de como o procedimento é geralmente realizado: 

Preparação 

Estacione o veículo em uma área plana e segura. Certifique-se de ter todos os materiais necessários, incluindo um recipiente adequado para coletar o fluido usado, uma chave para solver a válvula de sangria e um kit de sangria ou um dispositivo de vácuo, se necessário. 

1.    Proteção: utilize óculos de proteção e luvas de borracha para evitar contato direito de fluido de freio, por ser corrosivo. Também é recomendado proteger a pintura do veículo contra respingos usando panos ou papelão; 

2.    Sangria do sistema: comece pela roda mais distante do cilindro mestre de freio e siga a sequência recomendada pelo fabricante. Conecte a mangueira do kit de sangria, mantê-lo pressionando; 

3.    Reposição do fluido: após sangrar todas as rodas, verifique o nível de fluido no cilindro-mestre e adicione o fluido de freio novo conforme necessário. Certifique-se de usar o fluido de freio que o fabricante do veículo recomenda; 

4.    Teste e verificação: após fazer troca do fluido de freio, teste o pedal de freio para garantir que ele esteja firme e responsivo. Verifique se há vazamento em todas as conexões e certifique-se de que todas as válvulas de sangria estejam devidamente fechadas. 

Após isso faça os testes dos pedais, bombeie o pedal para que o ar nos cilindros dê o vácuo necessário para firmar os pedais, certifique-se que o freio está funcionando, logo após você poderá utilizar o carro de maneira eficiente.

Quanto custa a troca do fluido de freio?

O custo da troca de fluidos de freio varia por meio de fatores distintos, incluindo também o local, o tipo de veículo, o modelo e a marca, bem como a oficina onde o serviço é realizado. 

Além disso, os preços podem ser influenciados pela mão de obra envolvida e pela inclusão de outros serviços relacionados, como a sangria e a verificação do sistema de freio em seu automóvel. 

Em média, o custo da troca de freio pode variar de aproximadamente R$ 100 a R$ 300 reais. No entanto, é válido apontar que esses valores são só uma estimativa e costumam ser diferentes em cada região e estabelecimento. 

Além disso, os veículos de marcas de luxo ou que requerem fluídos especiais podem ter um custo mais alto, devido à natureza específica dos componentes envolvidos.

Qual fluido de freio usar?

Existem vários tipos de fluidos de freio disponíveis, cada um conforme o fabricante recomenda. Aqui está um resumo sobre os tipos mais comuns de fluidos de freio:

DOT 3

É um fluido de freio comum e amplamente utilizado em muitos veículos. Possui um ponto de ebulição relativamente baixo sendo adequado para aplicações de freio convencionais. No entanto, é importante lembrar que DOT 3 é higroscópio, o que significa que ele absorve umidade do ar com o tempo.

DOT 4

É similar ao DOT 3, porém possui em ponto de ebulição mais alto e melhor resistência à absorção de umidade. O DOT 4 é amplamente recomendado para veículos modernos com sistema de freio mais avançado. É importante verificar as especificações do fabricante do veículo para determinar se o DOT 4 é adequado.

DOT 5

É um fluido de silicone que não absorve umidade, mas tem propriedades diferentes dos fluidos DOT 3 e DOT 4. O DOT 5 é usado principalmente em veículos clássicos, militares de alto desempenho. É importante destacar que o DOT 5 não é miscível com fluido DOT 3 e DOT 4, portanto, uma troca completa do fluido de freios é necessária se houver uma mudança de um tipo para o outro.

DOT 5.1

É uma versão de alto desempenho do fluido de freio que oferece um ponto de ebulição ainda mais alto do que o DOT 4. É adequado para o veículo de alto desempenho e aplicações que exigem uma resistência térmica adicional.

Fazer troca de fluido de freio e troca de fluido de freio e de pastilha e disco, é essencial para garantir que os freios funcionem perfeitamente quando forem acionados, a fim de que a segurança de motorista e passageiros seja garantida.