Benefícios da análise de dados de clientes com CDP

Conhecer qual é o melhor CDP é importante para qualquer empresa, pois essa tecnologia permite uma visão unificada dos dados de clientes. Dessa maneira, um negócio pode se direcionar melhor e tomar uma decisão melhor para as suas estratégias. 

Os dados dos clientes são ativos extremamente importantes para as empresas: com eles é possível manter o contato e divulgar novos produtos e serviços. Com o CDP um negócio pode organizar todas as informações coletadas dos consumidores e ter uma visão das suas atividades e comportamentos.

O que é CDP e por que é essencial para a análise de dados de clientes?

CDP (Customer Data Platform – Plataforma de dados de clientes) é um software que coleta dados de várias fontes e os integra para gerar uma visão única e completa de cada cliente. Tudo fica acessível para outros sistemas analisarem as interações dos consumidores. 

Muitos dos sistemas de uma empresa, como CRM, sites, e-mails e redes sociais operam isolados e não transmitem dados. O CDP tem como objetivo eliminar esse problema e conectar as ferramentas de marketing para criar uma única fonte de informações, que pode incluir:

  • Dados comportamentais: contempla a ação realizada pelo cliente em um site, aplicativo ou chat. É possível obter dados sobre a quantidade e duração das interações feitas;
  • Dados transacionais: Compras e devoluções realizadas pelo cliente;
  • Dados demográficos: fornece dados pessoais dos clientes.

O CDP pega esses dados coletados por várias fontes e os reúne em um único banco. Assim, uma empresa tem uma visualização única e completa das informações e comportamentos de cada cliente. 

Benefícios da análise de dados de clientes com CDP

Entender sobre customer data platform o que é nos permite conhecer quais são os seus benefícios. Um CDP é um recurso valioso para as empresas que precisam otimizar suas estratégias de marketing, e este é um dos grandes benefícios desse software. Além de melhorar as estratégias de marketing, as CDPs trazem uma outra série de benefícios importantes para uma empresa. Algumas dessas vantagens são. 

  • Visão completa do cliente;
  • Melhora a experiência do cliente;
  • Melhorar o engajamento;
  • Ajuda nas tomadas de decisões;
  • CDP atua em conformidade com regulamentações;
  • Otimizar o ROI ao direcionar campanhas.

Assim que sua empresa obtém o consentimento do usuário, ela fica apta para coletar e unificar os dados com o CDP. Isso garante que o seu negócio se adeque às normas da LGPD (Lei Geral de Proteção aos Dados).

Como o CDP Adobe facilita a análise de dados de clientes?

Para definir qual é o melhor CDP para o seu negócio é preciso avaliar as funcionalidades que o software oferece. O Customer Data Platform da Adobe facilita a análise de dados porque conta com a integração de informações advindas de várias fontes, e permite criar e segmentar perfis de clientes.  

Além disso, o CDP Adobe tem ferramentas de Governança de Dados para proteger a privacidade dos clientes e oferece insights em tempo real, para que sua empresa realize ações direcionadas. 

Dicas para implementar uma análise de dados de clientes eficaz

Ao implementar uma análise de dados em sua empresa, a primeira dica é entender bem o conceito de customer data platform o que é, e pelo Portal Tudo CDP você conhece melhor sobre essa tecnologia. Esse software permite consolidar e centralizar as informações, para que seu negócio entenda o seu público. 

A segunda dica é definir qual é o melhor CDP para o seu negócio. Com o Adobe CDP sua empresa pode analisar dados dos clientes com base em dados e desconhecidos de clientes e criar perfis inteligentes. Outros passos para implementar uma análise de dados eficaz são:

  • Definir objetivo: Qual questão deve ser respondida;
  • Criar indicador: Um indicador quantifica e qualifica um processo. Um e-commerce por exemplo, deve compreender a taxa de abandono de carrinho e quais são seus consumidores principais;
  • Armazenar os dados: guardar as informações coletadas;
  • Visualizar dados: Unificar com o CDP e ter visualização centralizada;
  • Segmentar clientes: Descobrir a necessidade de cada grupo de clientes. 

É importante planejar, ou seja, definir fontes de onde vêm os dados, designar pessoas e setores para cuidar das informações, e adotar ferramentas seguras para automatizar os processos. 

O futuro da análise de dados de clientes com CDP

Os CDPs unem dados de fontes (comércio eletrônico, ferramentas de marketing, etc.) que não compartilham informações entre si. Essa união é crucial, porque permite agregar e organizar tudo em um único perfil de cliente. 

As organizações podem gerar análises e descobrir padrões para prever comportamentos e preferências dos seus futuros clientes. Isso ajuda na criação de estratégias proativas de marketing. A tendência é que mais empresas adotem essa tecnologia para fazer análise de dados. 

No Portal Tudo Sobre CDP sua empresa pode conhecer melhor como a Plataforma de dados de clientes pode ajudar o seu negócio, além de conhecer mais dicas para potencializar suas estratégias comerciais. Confira!